Estamos iniciando o mês de JANEIRO, que em Rotary, este é o mês que devemos conscientizar todos os membros de nosso clube a divulgação do Rotary perante a comunidade. Vamos trabalhar nesta divulgação cada vez mais aos rotarianos e não rotarianos.
Esta conscientização envolve vários aspectos em nossa instituição, os quais os nossos membros devem seguir fielmente, vejamos:
1- A freqüência às reuniões e aos eventos rotários;
2- Administração do clube;
3- A participação em projetos desenvolvidos pelo nosso clube;
4- E principalmente a ética.
A conscientização envolve todos os conceitos e os princípios rotários, e mais as cinco avenidas de serviços, a prova quádrupla e o objetivo maior que é o de promover a paz e a compreensão mundial. Devemos estar cientes de que não podemos nos acomodar com o simples comparecimento às reuniões de companheirismo. Precisamos, sim, estarmos sempre ligados em nossas atividades rotárias e nos serviços à comunidade.
Neste mês de janeiro vamos meditar sobre esta conscientização, avaliando os nossos interesses para com o Rotary, há muitas formas de colocarmos o Rotary em nossa consciência. Vamos divulgar o Rotary através da mídia, jornais, revistas, Internet ou da própria comunidade. É importante esta divulgação dos ideais rotários e não somente nos eventos sociais.
O Rotary é apaixonante, é desafiador e depende de cada um enfrentar estes desafios. Um desportista aceita os desafios com muito treinamento e com responsabilidade quando assume uma meta de vencer uma competição, e este desafio é que todo rotariano deveria ter consigo, dentro de seu coração, pois é semelhante ao compromisso assumido dentro de seu clube.
Devemos ver a beleza desta organização, pois os rotarianos estão comprometidos com o ideal de servir que é o que movimenta a roda dentada.
O rotariano consciente terá sempre algo a oferecer, desde os seus conhecimentos profissionais até o seu tempo em desenvolver a boa vontade, na implementação dos projetos humanitários.
Todo rotariano tem a chave para abrir as portas no Rotary, e esta chave chama-se MOTIVAÇÃO! Todos os rotarianos são lideres voluntário, o PRESIDENTE não tem autoridade para mandar e exigir, mas emprega o seu tempo na condução e na conscientização de todos os rotarianos na grande tarefa humanitária.
É neste mês de JANEIRO, que o nosso idealizador PAUL HARRIS faleceu com 79 anos de idade no dia 27 de Janeiro de 1947.
Quando Paul Harris faleceu, estava no cargo de presidente emérito do Rotary Internacional e já existiam mais de 6.000 clubes espalhados em todo mundo.
O Rotary é a experiência de homens e mulheres, de diferentes opiniões e de diferentes nacionalidades, unidos em companheirismo onde quer que se encontrem. Descobrindo as suas responsabilidades de uns para com os outros, pondo-se em ação com um elevado propósito: Servir.
Então companheiros, que honra maior pode merecer um cidadão, do que a de ser convocado, pelos seus méritos, para tão nobres e grandiosas tarefas, que melhor prova de amizade e respeito, e ainda a confiança de ser um Rotariano.
Portanto Companheiros: “Vale a pena ser rotariano”.
Ilian Lopes Vasconcelos
Presidente 2010/2011