Companheiros já vencemos o primeiro mês do segundo semestre da nossa Presidência, de um ano de trabalho com muita Conscientização Rotária. O prazer de conviver com pessoas tão especiais como os companheiros de nosso Clube, e sempre viver Rotary com muita mais intensidade de que nestes anos os quais participamos das atividades Rotárias. Este é o privilegio, o prazer e a honra, de servir a Rotary como Presidente.
Então, companheiros vamos fazer como o nosso grande PAUL HARRIS o fundador de nossa grande organização , já dizia " Para promover a compreensão mundial, precisamos conscientizar um grande numero de pessoas – rotários e não rotários e esta tarefa".
E, para que isto ocorra Companheiros, vamos atingir os nossos objetivos com mais união e companheirismo entre nós, vamos juntos trabalhar e divulgar mais os nossos trabalhos, e alcançar os nossos objetivos sem discordâncias entre nos, sempre com a compreensão e a tolerância que o rotary nos ensina a ter. Vamos trabalhar unidos em conjunto, pois so a união traz a força. Se não pensarmos como rotarianos que somos, vamos ver muitos de nossos clubes, adoecerem ou talvez se apagar como uma simples vela, sem dar "luz nem brilho" e possivelmente tampouco oportunidades a quem quer "dar de si sem pensar em si ".
E, neste mês em que a compreensão é como a atitude para poder inferir os critérios, paradigmas e crenças que sustentam a conduta de todo rotariano. E mais, o pensamento e as interpretações dos outros povos, podemos entender que a compreensão é um meio de comunicação com empatia, e se esta comunicação se realiza de forma biunívoca, estaremos conseguindo que o sonho Rotário da compreensão mundial se cristalize.
Sendo assim, tratamos quando dizemos que com compreensão e tolerância se constrói a base doutrinária da unidade da humanidade. Estas mesmas definições e suas caracterizações devem ser sempre enfatizadas em nossas atividades rotárias de serviço, profissionais, privadas e públicas, para contribuir para que o sonho de Paul Harris algum dia se tornar uma grande realidade:" a humanidade trabalhando para a humanidade".
O sonho de hoje é a realidade de amanhã. Companheiros e amigos rotários, vamos contribuir hoje e sempre para que possamos construir um futuro melhor para toda a humanidade. Não centremos-nos em quem não contribui, pelo contrário,vamos focar nos que compartilham o nosso desejo e assim conseguiremos localizá-los para que façam parte da nossa família rotária.
Toda a mudança nos outros se produzirá se nós mudarmos, o oposto não funcionou ao longo da história da humanidade.O futuro dos Clubes Rotários, dos Distritos e do próprio RI depende do nosso poder, para não impor, para não ter medo de perder poder, para nos impor compreensão e tolerância com ocasião de servir a humanidade e conseguir que este seja o melhor lugar para nós.
Ilian Lopes Vasconcelos
Presidente 2010/2011