Sábado, 20 de abril de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Mensagens de Capa Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

Mensagens dos Presidentes

Março, mês da alfabetização - 9/3/2011

O mês que todo rotariano dedica a alfabetização, o Rotary de longa data, apóia, de forma decisiva, os trabalhos em prol da alfabetização, e da educação. Os rotarianos estão ativamente envolvidos em esforços para reduzir o analfabetismo no mundo inteiro, com a implementação de inúmeros projetos.

Assim, nós, rotarianos, podemos e devemos Servir por meio de projetos voltados à Alfabetização, e o nosso grande Projeto é a Escola Rural da Comunidade de Macieira.

Vamos aproveitar este mês, e dedicar a essa atividade para refletir sobre os projetos do nosso Clube e implantar novos. Pensem nisso: “Alfabetizar um jovem é formar um cidadão”, é isto que estamos fazendo junta a aquela comunidade, vamos continuar a servir; Que tal alfabetizar uma mãe estaríamos educando uma família! Vale a pena pensar.

O analfabetismo é a raiz da pobreza, um obstáculo para auto suficiência econômica, calcula-se que quase um quarto da população mundial, não sabe ler ou tenha o conhecimento necessário para manter um emprego ou conseguir um melhor. E, alfabetizar estas pessoas seria torná-las independentes para que lutem contra a pobreza. Em boa parte do mundo as mulheres não têm acesso à educação e como e do conhecimento de todos, que uma mãe sabendo ler esta, ensinara os seus filhos o seu conhecimento.

Ensinar a ler e escrever exige um estudo constante para conhecer como as crianças aprendem as práticas de linguagem e as suas atividades fundamentais para que se adquira este conhecimento.

De acordo com alguns dados, quatro em cada dez brasileiros que cursaram até a 4ª série e hoje têm entre 15 e 24 anos de idade não conseguem compreender nada além de um pequeno bilhete ou anúncio. Um fracasso que, em grande medida, tem como responsável uma concepção de ensino inadequada, que predominou nas salas de aula durante boa parte do século passado. O analfabetismo é uma desgraça que deixa à margem milhões de pessoas, as quais são incapazes de mudar o seu futuro e escapar às garras da ignorância e pobreza.

O Rotary possui o programa de Subsídios Humanitários da Fundação financia projetos mundo afora, ajudando muitas pessoas a obter as habilidades básicas necessárias e possibilitando a distribuição de livros, materiais escolares, computadores e equipamentos de uso escolar.

Sabendo que alfabetização abre as portas de empregos e dá segurança econômica, usemos os recursos da Fundação para proporcionar algo tão essencial, que é a alfabetização.

Ilian Lopes Vasconcelos
Presidente 2010/2011



  Voltar

 

 

 

Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri