Quinta-feira, 28 de março de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Mensagens de Capa Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

Mensagens dos Presidentes

Mês de Junho - Companheirismo - 1/6/2011

Nestes últimos meses, houve muitas mudanças que me emocionaram, me deixaram orgulhosa e me deram a oportunidade e o privilégio de observar a magnitude de nosso serviço e testemunhar como ele transforma a vida das pessoas.

Uma coisa é ver fotografias de nossos projetos ou mesmo em nosso "site", outra sensação completamente diferente foi a de andar no canteiro de nosso maior projeto, isto jamais será compreendido.

Ou ainda, ajudar na campanha das cidades que sofreram com os fenômenos naturais, enchentes ou outro qualquer acidente. Mais, na própria escola de Macieira, o qual o nosso Club ajuda, ao ver a alegria nos olhos das crianças recebendo seus donativos (chocolates e brinquedos) sentimos o quanto somos importantes e o quão é importante fazer com que as crianças se sintam amadas. E isso me emociona muito.

Muito podemos fazer como rotarianos com grande significado para as pessoas. Portanto, sendo importante oferecer assistência material – para ajudar valorizando a sua escola e a comunidade através da alfabetização – é igualmente vital que ajudemos os outros "de coração".

Vamos aproveitar este mês de companheirismo em RI para conclamar nossos Companheiros a dar o máximo de si, ou seja, Dar de Si Antes de Pensar em Si - expressão humanitária de milhões de rotarianos.

A palavra "companheirismo" provém de "companheiro" que significa "amigo", "camarada", "colega", etc. Todas essas palavras se resumem numa só: "amizade" que é o sentimento que deve reinar em dado grupo, quer familiar, profissional ou social. É fator de estabilidade e sobrevivência de todo o grupo rotário e que propicia o desenvolvimento de magníficos projetos comunitários, os quais são os grandes marcos rotários.

Companheiros esta é uma das bases do Rotary: o companheirismo. Seara na qual as idéias surgem de várias formas, quando abordamos vários assuntos os quais foram se materializando em nossa mente e, aos poucos, fixam-se na forma que ora passo a expor. O Companheirismo em Rotary.

No Rotary, o termo "companheiro" vai mais além, e se complementa significando "aquele que acompanha", "apóia", "solidariza-se", "estende a mão". Em outras palavras, companheirismo vai além da amizade e se completa na "identificação de ideais", o "Ideal de Servir", servir se divertindo.

O Companheirismo está indissoluvelmente ligado ao Rotary desde sua fundação: Paul Harris no seu livro "Meu Caminho para Rotary", escreveu no capítulo XXXIII, de título "O 1º Rotary Club":

Para o pequeno grupo, oriundo de pequenas comunidades, o Rotary foi um como que oásis no deserto do sentimento, que era Chicago. Suas reuniões eram diferentes das de outros clubes, naqueles dias. Eram mais íntimas, mais calorosas, muito mais amigáveis. Deixávamos, à porta de entrada, as nossas preocupações e idiossincrasias e, durante a reunião, voltávamos a ser as criaturas que fôramos em nossas origens. Eu esperava a hora da reunião com enorme impaciência! O conceito original de Rotary expandiu-se. Seus ideais se definiram; seu objetivo se fixou, mas o companheirismo do início permaneceu como elemento de sustentação da sua estrutura.

O companheirismo está indissoluvelmente ligado ao Rotary no seu Objetivo, item Primeiro:

O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

Primeiro – O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; (...)

Como vemos, o companheirismo é a base ou alicerce para a prestação de serviço dentro do Rotary.

Companheiros ao nos aproximarmos do final deste ano rotário e de meu mandato como presidente deste magnífico Club, gostaria de agradecer a todos vocês pela cooperação e o trabalho e dedicação de todos. Foi uma honra servir como presidente e lembrá-los de que continuaremos "Fortalecendo Comunidades e Unindo Continentes".

Ilian Lopes Vasconcelos
Presidente 2010/2011
Rotary Club de Curitiba Oeste



  Voltar

 

 

 

Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri