Quinta-feira, 28 de março de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Mensagens de Capa Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

Mensagens dos Presidentes

Prova Quádrupla – Antivirus Contra a Corrupção - 3/4/2012

Rotary Club de Curitiba Oeste | Sergio Luiz Sottomaior (Arzua) Pereira

1. É a verdade?
2. É justo para todos os interessados?
3. Criará boa vontade e melhores amizades?
4. Será Benéfico para todos os interessados?

Atualmente reconhecemos a palavra "antivírus" como um programa de computador, geralmente usado para coibir ou desinstalar os chamados "vírus de computador", tão disseminados nos dias de hoje. Praticamente é impossível se utilizar de um computador com acesso à internet sem lançar mão dessas imprescindíveis ferramentas, sob pena de ver todos os seus dados sumirem, como num passe de mágica, por dentre os nossos dedos.

Conversando com o EGD Ivo Arzua Pereira, ele fez a analogia de que a Prova Quádrupla seria um "antivírus" contra a corrupção, quer para coibi-la, quer para extirpá-la. Que se disseminássemos com mais vigor e entusiasmo essa verdadeira arma contra tudo que representa o mal, poderíamos mudar a incômoda face corrupta que nosso País apresenta atualmente, viabilizando a frase "Ordem e Progresso", estampada em nosso Pavilhão Nacional.

Pensando bem, isso deveria ser corriqueiro entre nós rotarianos, pois ao sermos admitidos em Rotary, comprometemo-nos a nos submeter em todos os momentos, à Prova Quádrupla Rotária para que nossas ideias, palavras e ações sejam sempre verdadeiras, justas, amigáveis e benéficas. Cada um de nós deveria ser professor e disseminador desse teste, tal qual Herbert J. Taylor o fez em 1932, para salvar a empresa "Club Aluminium Products Company" da falência.

O texto foi um sucesso, pois não apontava o que os funcionários daquela empresa deveriam fazer, mas sim, apresentava-se em forma de perguntas para que raciocinassem por eles próprios e deduzissem se estavam certos ou não.

Em 1944, Taylor assumiu a vice-presidência do RI e, naquela ocasião, em nome da "Aluminium", entregou os direitos autorais da Prova Quádrupla ao RI.

Devemos, além de propagar a Prova Quádrupla, reconhecer todo aquele pautar sua vida, seus negócios e seus anseios por ela. Devemos divulgar maciçamente todas as situações reais em que a Prova Quádrupla proporcionou de forma inequívoca a paz e o bem. Devemos alardear com grande estrondo cada vida que foi salva, cada empresa que foi reerguida, cada situação de paz que foi conquistada ou mantida, cada ato de corrupção que foi evitado, enfim, cada momento em que a Prova Quádrupla evitou o pior e fez emergir o melhor em nossa vida cotidiana.

Alguns não têm disposição para lutar contra corruptos e contra corruptores, mas com certeza todos têm a capacidade de utilizar e propagar este "antivírus" em sua família e em seu círculo de atuação e de amizade.

Sergio Luiz Sottomaior Pereira
Presidente 2011/2012
Rotary Club de Curitiba Oeste



  Voltar

 

 

 

Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri