Sábado, 21 de dezembro de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Notícia do Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

 

Fome para mais de 1 bilhão de pessoas no mundo

18/10/2009

Uma combinação da crise alimentar e da desaceleração econômica global fez com que mais de 1 bilhão de pessoas, quase um sexto da população mundial, passasse fome em 2009, informaram agências da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta quarta-feira. O dado confirma a perspectiva pessimista divulgada anteriormente com um saldo de cerca de 100 milhões a mais do que em 2008.

Segundo as organizações, o aumento no número de famintos não é resultado de problemas na produção agrícola, mas sim dos altos preços dos alimentos --particularmente em países em desenvolvimento- menor renda e perda de empregos.

Mesmo antes da recente crise alimentar e da recessão econômica, o número de desnutridos cresceu constantemente por uma década, revertendo o progresso obtido na década de 1980 e no início da década de 1990.

A FAO (Organização para a Agricultura e Alimentos) e o Programa Mundial para a Alimentação (WFP, na sigla em inglês) disseram que um total 1,02 bilhão de pessoas estão subnutridas em 2009, maior número em três décadas.

O relatório foi divulgado em Roma, às vésperas do Dia Mundial da Alimentação, na próxima sexta-feira (16). Durante esta semana, 300 especialistas se reúnem em Roma, sede da FAO, para debater o tema "Como alimentar o mundo em 2050".

O relatório aponta que a maior parte das pessoas desnutridas se encontra na região Ásia-Pacífico (642 milhões), seguida da África subsaariana (265 milhões), América Latina (53 milhões) e da região que compreende o Oriente Médio e o norte da África (42 milhões). Nos países desenvolvidos, 15 milhões de pessoas sofrem com a fome.

A população mundial passará de 6,8 bilhões de pessoas atualmente a 9,1 bilhões em 2050, segundo as projeções mais recentes da ONU.

Ajuda

No ano passado, o WFP elevou para US$ 5 bilhões o montante necessário para alimentar os pobres, em um momento em que os preços dos alimentos entre 2006 e 2008 geraram protestos violentos em alguns países.

Até o momento, neste ano, a entidade recebeu US$ 2,9 bilhões e teve que reduzir a ração de alimentos e suas operações em lugares como Quênia e Bangladesh.

"A alta no número de pessoas famintas é intolerável", disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, durante a divulgação do relatório anual sobre a fome no mundo. "Temos os meios econômicos e técnicos para fazer a fome desaparecer, o que está faltando é uma vontade política mais forte para erradicar a fome para sempre", disse.

Combate

Na quinta-feira (15), Diouf apresentará o que chamou de "caixa de ferramentas" para ajudar os países a implementar programas de luta contra a fome.

Na sexta-feira (16), cinco novos embaixadores da boa vontade serão nomeados: o múltiplo medalhista de ouro olímpico americano Carl Lewis, o estilista francês Pierre Cardin, o jogador de futebol francês Patrick Vieira e as cantoras Anggun, da Indonésia, e Fanny Lu, da Colômbia.

De 16 a 18 de novembro, Roma receberá uma reunião mundial sobre a segurança alimentar. O Papa Bento 16 já confirmou presença na abertura do evento.

Veja alguns dados do relatório

Recorde- O número de pessoas que passam fome no mundo superou pela primeira vez desde 1970 o teto de um bilhão, um aumento que a FAO atribui essencialmente à crise econômica mundial.

Vulneráveis - A FAO identificou 16 países como particularmente vulneráveis no plano econômico em razão de crises nacionais e regionais. São eles, Somália, Afeganistão, Etiópia, Iraque, Eritreia, Sudão, Haiti, Burundi, Congo, Angola, Mongólia, Coreia do Norte, Uganda, Tadjiquistão e Geórgia.

Agravamento - A FAO destaca que o número é resultado da recessão atual que se soma a uma crise alimentar que no período 2006-2008 elevou os preços dos fertilizantes de base a níveis fora do alcance dos milhões de pobres. No fim de 2008, os preços dos fertilizantes de base continuam 17% mais elevados em termos reais do que os de 2006.

Reta - O número de pessoas subnutridas no mundo aumentou constantemente há dez anos. Nenhum progresso foi feito para atingir os objetivos do Milênio para a redução pela metade das pessoas subnutridas entre 1990 e 2015, a aproximadamente 420 milhões de pessoas.

fonte: Folha Online - http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u637830.shtml - Com Reuters e France Presse

  Voltar
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri