Na Espanha, o Carrefour aderiu ao movimento verde com a campanha que qualifica as sacolas plásticas como excremento. O conceito é direto, simples e fácil de lembrar: “Sacolas Plásticas = merda”.
Carrefour é o primeiro supermercado na Espanha a unir-se ao movimento ecológico. A Campanha criada pela Publicis Madrid, surpreendeu a audiência usando um tom inesperado, profundamente diferente do que outras marcas usualmente usam quando se referem a estes assuntos delicados. O chefe do departamento de criação da Publicis, Santiago Lucero, explicou que eles decidiram “simplesmente dizer que sacola plástica é merda, da mesma maneira que você fala para suas crianças quando não quer que eles toquem em algo toxico ou perigoso”.
Mês passado, o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos do Brasil investiu quase 4 milhões de dólares numa campanha integrada criada por Washington Oliveto, focada no conceito dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Setenta porcento da população brasileira prefere sacolas plásticas e, ao invés de proibi-las, escolheu-se por educar as pessoas para o uso responsável.
O Governo implementou um programa que, dentre outras medidas, inclui a promoção de um tipo de sacola mais resistente que evitará o uso de duas sacolas para produtos mais pesados e que ainda será durável o suficiente para ser reutilizada em casa.
Palmas para o Carrefour e que o mesmo sirva de exemplo para as instituições brasileiras.