Segundo o “The Economist”, vivemos em uma era exponencial, principalmente quando olhamos para a revolução nos meios de comunicação. Analise alguns números divulgados pelo jornal:
- os americanos têm acesso a 1 trilhão de páginas web;
- A circulação de jornais está abaixo de 7 milhões nos últimos 25 anos, mas nos últimos 5 anos, os leitores de jornais on-line chegam a 30 milhões;
- Em 2009 a publicidade tradicional está em declínio (Jornais -18,7%, TVs -10,1%, rádios -11,7%, revistas -14,8%. Enquanto isso a publicidade digital cresce rapidamente (iphones +18,1% e internet +9,2%);
- Mais vídeo foi enviado ao YOUTUBE nos dois últimos meses, do que a NBC, ABC e CBS produziram de material inédito juntas desde 1948; Juntas, essas três emissoras têm 10 milhões de espectadores todos os meses, enquanto as 3 maiores redes sociais na internet tem 250 milhões.
Com ferramentas disponibilizadas pela tecnologia, na maioria das vezes de forma gratuita, aliadas a um bom site com análise de acessos e tráfego, os Executivos de Relações Públicas de Rotary podem alcançar as estrelas.
Das atividades do Curitiba Oeste, desde Julho de 2009, já foram obtidas mídias espontâneas em rádios, jornais e sites oriundos dos principais canais de comunicação do Estado do Paraná. Temas de reuniões, posse de Companheiros, entregas de Prêmios e atividades do Clube já foram amplamente divulgadas através desses meios. Mais recentemente, conhecedores da visita que o Curitiba Oeste fará ao RC Lisboa Estrela em fevereiro próximo, o RC de Mafra – Portugal, estendeu seu convite para uma reunião conjunta, o que já está sendo programado pelos Companheiros de ambas as unidades rotárias.
Este caminho pode e deve ser usado pela sua empresa também, mas nesse caso é preciso que ele faça parte de um plano mercadológico estratégico para não gastar tempo e dinheiro em atividades não promissoras.
A Internet resolve tudo? Claro que não. Nada substitui o corpo-a-corpo, uma ligação pessoal ou os meios tradicionais de comunicação. Mas não se pode ignorar seu exponencial crescimento e que muito se pode fazer através das ferramentas que a era digital nos disponibiliza, caminho este que o Distrito 4730 já trilha a passos largos em busca de novas parcerias e até de novos Companheiros.
É só arregaçar as mangas.
por Sérgio Luiz Sottomaior Pereira
Relações Públicas do Rotary Club de Curitiba Oeste
Dúvidas? Fale comigo no rp@curitibaoeste.org.br