O violinista virtuoso Itzhak Perlman na luta contra a polio
18/12/2009
O violinista virtuoso Itzhak Perlman encantou a plateia de um Lincoln Center lotado, durante o concerto do Rotary em Nova York em benefício à erradicação da pólio. A audiência também recebeu a notícia de que os rotarianos já haviam ultrapassado a metade do Desafio 200 Milhões de Dólares.
The Concert to End Polio, which brought together Rotarians and friends of Rotary on 2 December, raised more than $100,000 toward Rotary´s US$200 Million Challenge .
O Concerto, que aconteceu em 02/12/2009, reuniu Rotarianos e amigos e levantou mais de 100 mil dólares, na busca do Desafio Rotário de 200 milhões de dólares.
Além de arrecadar fundos para a erradicação da pólio, o evento ajudou a alertar sobre a doença, uma vez que muitas pessoas nem imaginam que a mesma ainda ameaça crianças em algumas partes do mundo. Enquanto ela não for totalmente erradicada, todo o mundo ainda corre perigo.
O Concerto beneficente contou com o virtuoso violinist Itzhak Perlman, que tocou para uma platéia totalmente lotada no New York City´s Avery Fisher Hall, que fica no Lincoln Center for the Performing Arts.
Perlman recebeu várias ovações entusiasmadas e o concerto obteve comentários muito favoráveis do New York Times. Neste evento, foi a primeira vez que Rotary International uniu-se a Perlman e com a renomada New York Philharmonic.
Os esforços de erradicação da pólio ressoam alto com Perlman, que contraiu pólio aos quatro anos de idade, trazendo desafios tremendos para que ele se tornasse o mais celebrado músico do mundo, ganhando 15 15 Grammy Awards além do Lifetime Achievement Award in 2008.
Durante a recepção, que ocorreu após o concerto, o Chairman dos Curadores da Fundação Rotária, o Companheiro Glenn E. Estess Sr., presenteou Perlman com um prêmio pela ajuda na luta contra a polio.
"Não há mais motivos para ninguém contrair esta doença," disse Perlman.
Rotary International, a Organização Mundial da Saúde, UNICEF, e os Centros Americanos para Controle e Prevenção de Doenças, lançaram a Iniciativa Mundial para Erradicação da Polio em 1988.
Desde então, o número de casos de pólio despencou em mais de 99 porcento, prevenindo 5 milhões de casos de paralisia infantil e 250 mil mortes. Todavia, o 1 porcento que falta são os mais difíceis e caros de prevenir. O vírus selvagem da pólio continua endêmico em 4 paises,: Afganistão, India, Nigeria e Pakistão.