|
O país foi atingido por um terremoto de 7,3º na Escala Richter. De acordo com especialistas, este é o maior tremor que atingiu o país nos últimos 200 anos. |
Um grande terremoto de magnitude 7,3º na escala Richter atingiu o Haiti, o país mais pobre da América, por volta das 19h50 (horário de Brasília) desta terça-feira (12). Um alerta de tsunami para partes do Caribe, incluindo a República Dominicana, Cuba e Bahamas chegou a ser emitido pelo Centro para Alertas de Tsunami no Pacífico, mas já foi retirado.
Ainda não há números oficiais de vítimas e prejuízos, mas os relatos que chegam pelas agências de notícias informam que diversos edifícios desabaram no país, inclusive o palácio presidencial da capital Porto Príncipe.
Os rotarianos já estão em ação através das ShelterBox. ShelterBox é uma organização humanitária sediada no Reino Unido patrocinada por Rotary Clubs do mundo inteiro. Ela envia contêineres para as áreas de desastres como o do Haiti.
Em primeira mão, o site do Rotary Club de Curitiba Oeste no Facebook recebeu as seguintes informações do pessoal da Shelterbox: "Nós estamos fazendo tudo o que é possível para assegurar ajuda imediata chegue às pessoas no Haiti", diz Lasse Petersen, gerente geral da organização. Segundo ele, o processo de colocar equipes em solo haitiano já começou.
A organização já atuou em mais de 60 países oferecendo abrigo para as vítimas de desastres como o tsunami que atingiu a Ásia, em 2004, as vítimas do furacão Katrina nos Estados Unidos, em 2005, e as vítimas das enchentes e deslizamentos em Santa Catarina, em 2008.
As caixas-abrigo que levam o nome da organização, iguais às que chegaram a Santa Catarina são kits com barraca, cama, kit de primeiros socorros, equipamentos de cozinha, brinquedos e equipamento de purificação de água. A tenda à prova d´água do kit é capaz de abrigar até 10 pessoas e tem 16m2.
Quase sempre a Shelterbox é uma das primeiras organizações a chegar em locais onde tenham acontecido desastres ambientais. Após os contêineres, seguem sempre forças tarefas de rotarianos para organizar e distribuir esse material.