Foi involuntário, não planejamos isso. A ideia era apenas munir de dados e ideias a Companheira Célida, ao fazermos no dia 17 de janeiro de 2012 um Fórum Interno sobre Corrupção.
Normalmente, a segunda reunião de janeiro sempre apresenta um baixo nível de presença, já que a maioria dos Companheiros está em férias no litoral com suas famílias. Mas, desta feita foi diferente. Ao divulgarmos o tema da reunião na internet, tivemos neste dia a presença de 83 companheiros, recuperantes e visitantes, que aderiram aguerridos ao debate.
Fim da reunião começaram a "pipocar" os convites para palestras nos Clubes, que perfizeram ao todo sete: Rebouças, Leste, Mercês, Portão, Cinquentenário, Bacacheri, Norte. Outros tantos ainda estão para confirmar e muitos discutiram separadamente.
Isso mostrou a angústia dos rotarianos sobre o tema e a forte noção de que não é mais possível os Rotary Clubs se omitirem deste debate, passando a agir no sentido de dotar a sociedade de instrumentos mais eficazes de combate à corrupção.
Foi assim que algo inédito aconteceu. Num ato de coragem e confiança, o Governador Inckot e o Coordenador da XXVII Conferência Distrital do 4730, o EGD Dionísio, incluíram na programação da mesma um painel de discussão sobre a abordagem que os Rotary Clubs devem adotar sobre o tema.
Bingo, apresentação surtiu efeito e ganhou de cara o apoio do Representante do Presidente Kalyan Banerjee, o EDRI Mario Antonino, além de todos os presentes no auditório no momento da palestra.
Ato contínuo, o Governador José Inckot determinou que fizéssemos um Seminário sobre o tema ainda na sua gestão. Na sequência, a ideia é compartilhar com outros distritos a iniciativa e, quiçá, chegar ao Instituto Rotário para continuação da discussão.
A apresentação se fixou na tese de que uma Campanha de Combate à Corrupção apenas seria legítima se não ferisse a definição de Rotary, a Prova Quádrupla e o Manual de Procedimento. A abordagem comparativa entre combates à Pólio e à Corrupção mereceu elogios do EDRI Antonino e dos debatedores Laerzio e Francisco Jorge.
Agora a meta é criarmos Comissões de Ética e Cidadania nos Clubes e nos Distritos, além de uma comissão em âmbito nacional, a exemplo da Pólio Plus, com o objetivo de tornarmos novamente atos de corrupção uma exceção e não uma regra, como vemos atualmente.
Companheiros, a semente está lançada. Precisamos cautela para que ela nunca definhe e surta seus efeitos, como no caso da Pólio Plus. Conto com todos.
Forte e fraterno abraço.
Sergio Luiz Sottomaior Pereira
Presidente 2011/2012
Rotary Club de Curitiba Oeste
Caros Companheiros,
No mês de maio já começamos a nos preparar para a nova gestão. O presidente eleito André Martins já está assumindo diversas responsabilidades e toda sua equipe já começou a trabalhar. Não queremos perder o ritmo, temos que dar continuidade aos trabalhos que vem sendo realizados.
Nos últimos dias de abril participamos da Assembleia Distrital de Rotaract Clubs, organizada pelo Rotaract Club de Curitiba Rebouças, e quatro de nossos companheiros foram convidados para dar treinamentos: Larissa Felix (secretaria), André Atila (profissionais), Vinicius de Andrade Vieira (internos) e Marina Buschmann (comunidades).
Nesse clima de final de gestão, participamos da Conferência do Rotary onde também tivemos uma grande presença. Mais de 10 associados compareceram, o companheiro André Malinski nos representou no concurso de oratória, o companheiro André Martins foi o mestre de cerimônia do concurso. O companheiro André Atila deu uma excelente palestra na plenária principal e eu tive honra de ser eleita Representante Distrital de Rotaract Clubs do distrito 4730 no ano 2013/14, junto com a gestão do nosso governador Scorsin.
Encerro com as palavras que usei na minha apresentação na conferência:
Todas as vezes que um rotariano me parabeniza por uma atitude ou palavra, não agradeço apenas por educação. Agradeço, pois foram vocês que me deram a oportunidade de aprender e de dizer tais palavras ou ter tal atitude.
Obrigada novamente pela oportunidade de aprender e crescer dentro de Rotary. Darei o melhor de mim pela responsabilidade que me cabe e pelo clube que represento.
Obrigada!
Esperamos vocês na nossa Conferência, a qual nosso clube é anfitrião e organizador, nos dias 22, 23 e 24 de junho. O local será o Seminário Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba.
Marina Pujol Buschmann
Presidente 2011/2012
Rotaract Club de Curitiba Oeste