No dia 4 de março, o Rotary International e o Rotary Club de Curitiba Oeste, unindo esforços com as novas ideias desenvolvidas pelo Laboratório de Tecnologia Assistiva da UTFPR e aplicando-as à comunidade através da APAE do município de Colombo, concluíram a primeira fase do Projeto de Tecnologia Assistiva.
O Projeto, desenvolvido pelo clube foi coordenado pelo companheiro Herbert Forster, pelo professor Francisco Gödke da UTFPR e pelas professoras Carla Murakami Kunioshi e Rita Aparecida Silva, diretora da APAE.
O Projeto de Tecnologia Assistiva consistiu no desenvolvimento de cadeiras posturais que não existem no mercado e mesas para cadeirantes, com o diferencial de ser reguláveis, portanto, adaptam-se conforme ao biótipo do usuário.
Um projeto inovador, de baixo custo, onde toda a estrutura dos equipamentos é composta de tubos e conexões de PVC. Uma solução genial que trará muitos benefícios aos usuários.
O próximo passo, segunda fase do Projeto, será o treinamento de pessoas da própria APAE de Colombo para a montagem dos próximos equipamentos, sempre com o auxílio e patrocínio do Rotary Club de Curitiba Oeste e a supervisão da UTFPR. Com isso pretende-se garantir a sustentabilidade do Projeto de Tecnologia Assistiva.
E para uma terceira fase, o professor Francisco e seus alunos, vencida essa etapa, já estão em plena atividade criativa para o desenvolvimento de novos modelos de equipamentos. O presidente do Rotary Club de Curitiba Oeste, Roberto Preosck, já ofereceu todo apoio aos novos Projetos a serem desenvolvidos.
As adoráveis crianças não se continham, cantaram, dançaram, abraçaram. Um momento único para coroar o Projeto de Tecnologia Assistiva do Rotary Club de Curitiba Oeste, da UTFPR e da principal beneficiada, a APAE de Colombo.
|