Terça-feira, 19 de março de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Informações Importantes Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações
 Programa Pritaneu
 

Rotary Club de Curitiba Oeste | Programa Pritaneu

O Programa Pritaneu do Rotary Club de Curitiba Oeste surgiu em 1990, por inspiração do seu fundador, 2º Presidente, 1º Governador e 1º Diretor de RI do Distrito, o Companheiro Guido Arzua.

Segundo Arzua, o Clube se ressentia de um programa de marcante significação na AVENIDA DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS, justamente o setor que Inspirou PAUL HARRIS para a criação do Rotary.

Embalado por sua vasta e notória cultura, Guido instituiu através do Conselho Diretor do Rotary Club de Curitiba, um programa de elevado nível, através do qual, anualmente no mês de outubro – Mês dos Serviços Profissionais - o Rotary Club de Curitiba Oeste manifestasse reconhecimento e gratidão à pessoa de especial destaque no campo das atividades profissionais na comunidade paranaense, através de ato solene e formal, tendo como inspiração o Pritaneu da Grécia Antiga.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Programa Pritaneu

Na Grécia Antiga, ao tempo de Sócrates, Platão e Aristóteles, as principais cidades possuíam um edifício público que se destacava por sua importância e significado, chamado Pritaneu (Prytaneîon). Era o centro cívico e religioso da cidade, onde se mantinha permanentemente aceso o fogo sagrado, dedicado à Héstia, deusa da lareira, símbolo da família e do lar.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Programa Pritaneu

Os Eleans são os primeiros que mantiveram este fogo dia e noite. O fogo da cada cidade era levado às suas colônias e no caso de extinção desse fogo, o mesmo devia ser trazido de sua cidade mãe.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Programa Pritaneu
Em Olimpia, na Grécia, o local onde se reuniam os Pritaneus.
(foto tirada pelo Companheiro Nerlan)

O Pritaneu era o local de reunião dos PRITANEUS, representantes do povo investidos de poderes temporários, onde tomavam refeições as expensas do Estado. Além deles, Embaixadores, Senadores, funcionários públicos e cidadãos, ao quais se concedia tal privilégio em recompensa por serviços prestados à pátria.

Assim, no ano de 1990, ficou instituído pelo Rotary Club de Curitiba Oeste, por tempo indeterminado e integrado na Avenida de Serviços Profissionais, o programa denominado PRITANEU, por meio do qual o clube externará reconhecimento e gratidão de notório mérito, de boa reputação profissional e ilibada conduta, no campo das atividades econômicas e sociais, públicas ou privadas.

Adicionalmente, a partir de 2011, foi estendida a homenagem às empresas que, além de desenvolverem suas atividades normais utilizando-se dos melhores padrões éticos e de transparência, também apresentem um histórico de destacadas atividades em prol de Comunidades e/ou do Meio Ambiente. A Diretoria da empresa homenageada não pode ter vínculo político dentre os seus Diretores e apresentar conduta exemplar de Cidadania.

O Rotary Club de Curitiba Oeste homenageará as pessoas física e jurídica, escolhidas através de seleção rígida e criteriosa, em reunião festiva, no mês de outubro de cada ano.

A homenagem consistirá na declaração formal, através de um Diploma, de que as pessoas, tanto física quanto jurídica, passarão a pertencer à HONORÍFICA ORDEM DO PRITANEU, tendo o seu "curriculum vitae" realçado por oradores do Clube previamente designados, recebendo troféus de fino valor, denominados respectivamente de TROFÉU GUIDO ARZUA DOS PROFISSIONAIS NOTÁVEIS e TROFÉU AVELINO VIEIRA DAS EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS. Tais pessoas, a partir do momento em que recebem tal honraria, ficam permanentemente convidadas para, sem ônus próprio, compartilhar de qualquer das reuniões ordinárias do Clube, compartilhando assim de refeições dentre os sócios do Rotary Club de Curitiba Oeste.

Qualquer pessoa poderá ser indicada e selecionada para membro da HONORÍFICA ORDEM DO PRITANEU, sendo muito conveniente que a escolha recaia, tanto quanto possível, em pessoa estranha a Rotary.

O Rotary Club de Curitiba Oeste empregará esforços para que haja ampla cobertura da Imprensa, mormente a de televisão, à homenagem.

Veja o regulamento completo, clicando aqui.

 

 

 

Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri