Terça-feira, 19 de março de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Informações Importantes Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações
 Diretor de RI
 

Homenagem a Guido Arzua: O "MR. Rotary"

Em todas as maiores e mais antigas instituições e organizações sociais que balizaram a fulgurante trajetória da Humanidade através dos séculos e milênios, sempre houve algumas personalidades que, com maior devoção e autenticidade, dedicaram–se a fortalecê–las e engrandecê–las, assim projetando o trabalho de todos os demais companheiros de jornada.

Modernamente costuma–se enaltecer a obra dessas invulgares personalidades com a designação de " MR. " ( Senhor ) " isso " ou " aquilo ".

Por isso o Companheiro Guido Arzua, Gov. 64/65 do D. 464 – R.I., Dir. R.I. 83/85, detentor de um luminoso patrimônio de relevantes serviços rotários, com toda justiça, é comumentemente chamado de " Mr. Rotary ".

Quando ingressou em Rotary, com a fundação do Rotary Club de Curitiba Oeste, em 25/02/1958, de cuja Comissão Organizadora participou, mesmo não sendo ainda rotariano, a convite do inesquecível Governador Júlio Moreira, o Comp. Guido Arzua, casado com D. Stela Camargo Arzua, de saudosa memória - que foi fundadora e primeira Presidente da Associação de Senhoras de Rotarianos e tendo como único filho o Dr. Heron Arzua - também Rotariano e ex–Presidente do Rotary Club de Curitiba Norte, todos os três Sócios Paul Harris, já trazia em sua invejável bagagem profissional e pública, impressionante rol de serviços prestados, na qualidade de Advogado, profissão que exerceu na Comarca de Jacarezinho e Municípios vizinhos (1938–43); na qualidade de Professor, atividade na qual deu notável contribuição ao desenvolvimento da Educação no Paraná, tendo sido Professor e Diretor do Ginásio de Jacarezinho e, mais tarde fundador e Diretor da Escola Normal daquele Município, posteriormente transferido para o Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, onde lecionou, com marcante proficiência, a cadeira de " Língua e Literatura Luso Brasileiras", função em que se aposentou em 1962; na qualidade de Diretor do Departamento de Educação, da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, durante 4 anos, na qual promoveu vigoroso programa de desenvolvimento educacional no Estado.

Mediante concurso exerceu as funções de Professor Auxiliar da Cadeira de Direito Civil, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (1966/1971), cujo titular era o eminente jurista Professor Dr. Altino Portugal Soares Pereira.

No Rotary , o acervo dos serviços prestados é incomensurável e, por isso, cabe–nos a difícil tarefa de sintetizá–los da melhor maneira que pudermos.

Eis a seguir essa tentativa de síntese curricular rotária: - organizador e fundador do R.C. de Curitiba Oeste, em 15/02/58, no qual exerceu as funções de 1º Secretário (1958), Presidente (1959/60); incentivador, redator e constante colaborador do Boletim Mensal; promotor, dirigente e palestrante de seminários e fóruns rotários do Club; criador e redator dos Estatutos da Fundação da Amizade Rotária - FAR (1959), tendo sido seu Presidente durante muitos anos, instituição que anualmente distribui valioso auxílio financeiro a entidades de assistência social, preferentemente à infância; criador e redator do Regulamento do Prêmio " Pritaneu", que anualmente distingue proeminentes Cidadãos não rotarianos, com essa honrosa láurea.

Como Governador do Distrito 464 (64/65), foi representante pessoal de vários Presidentes de R.I., em Conferencias Distritais dos Distritos 423 – Brasília; 463, Londrina, 463; Maringá; 464, Curitiba; 453, Uberaba; 451, Araçatuba; 473, Guaratuba; 432, Valparaiso, Chile; 196, Fátima, Portugal e 197, Viseu, Portugal; Como Diretor de R.I. (83/85), participou em quase todas as Convenções International de Rotary e, mais recentemente em Glasgow, Irlanda em 1997; em Indianópolis - USA, como membro do 1999-2000 Nominating Committee For President of R.I. 2001-2002; Seminário de Foros em Santiago do Chile (1968).

Além disso participou de quase todos os Institutos Rotários do Brasil (XXIII), e quase todas as (REGOEX) no Paraná e em outros Estados.

Redigiu dezenas e dezenas de artigos de grande profundidade e interesse rotários, publicados nos Boletins Informativos dos Rotary Clubs, nas Cartas Mensais dos Governadores de Distrito e no Brasil Rotário.

Como Governador do Distrito, Guido Arzua foi Presidente de muitas Comissões de Projetos e Resoluções em Conferencias Distritais, entre as quais a de Guarapuava (1977), que aprovou a Resolução autorizando a transformação do FINGRE (Fundo para Intercâmbio de Grupos de Estudos) em Fundação Distrital para Bolsas de Estudos - GSE, em Território Nacional, mais tarde denominada Fundação Júlio Moreira.

Propôs a criação e redigiu as Normas Básicas do Colégio de Governadores do Paraná e presidiu a Comissão (77) que indicou a atividade educacional a ser exercida nas instalações da FUR.

As atividades diárias do Rotariano Guido Arzua podem ser assim resumidas: Rotary ao café da manhã e depois dele; ao almoço e depois dele; ao jantar e depois dele, até a hora de dormir e sonhar com Rotary.

Eis ai, em síntese sumaríssima uma visão panorâmica do imensurável curriculum vitae do Comp. Guido Arzua, Gov. (64/65) e Diretor (83/85), com justiça freqüentemente cognominado de " MR. Rotary " .

Curitiba , 12 de setembro de 2000

Comp. Ivo Arzua Pereira
EGD 76/77

 

 

 

Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri