Domingo, 20 de agosto de 2017 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Informações Importantes Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações
 Rotaract
 
Embora seja um programa relativamente recente, o Rotaract desenvolveu-se muito rapidamente. No início dos anos 60, Rotary Clubs de todo o mundo começaram a patrocinar grupos de jovens universitários, como uma atividade da Avenida dos Serviços à Comunidade. Em 1968, reconhecendo a importância dessa atividade, o conselho diretor e o presidente do Rotary International (RI)em 1967-68, Luther Hodges, aprovaram o Rotaract como um programa oficial do RI. O primeiro clube a ser admitido oficialmente foi o Rotaract Club de North Charlotte, na Carolina do Norte, EUA.

Depois de várias décadas, o Rotaract tornou-se uma dinâmica associação internacional de clubes de prestação de serviços, presente em 120 países e áreas geográficas, com mais de 130.000 sócios em 6.000 clubes. O quadro social dos Rotaract Clubs é integrado por jovens de ambos os sexos, de 18 a 30 anos, interessados em servir suas comunidades, ampliar suas amizades e contatos profissionais, e incrementar seu entendimento do mundo.

Rotaract Clubs são parte de um esforço global em prol da paz e compreensão mundial que inicia-se nas comunidades mas tem um alcance ilimitado. Os rotaractianos têm acesso a numerosos recursos do Rotary International e da Fundação Rotária. O Rotary International fornece apoio administrativo ao Rotaract.

Rotaract: Parte da Família Rotária
Rotary International é uma organização internacional de prestação de serviços integrada por líderes empresários e profissionais de ambos os sexos, com 28.000 Rotary Clubs e mais de 1,2 milhão de sócios em todo o mundo. Cada Rotaract Club é patrocinado por um Rotary Club local. Esse patrocínio deve-se à convicção do Rotary de que os jovens ("as novas gerações") devem interessar-se pela vida comunitária e ter oportunidades de desenvolvimento profissional. Os Rotaract Clubs implementam uma variedade de projetos e atividades, dependendo principalmente do interesse dos seus sócios. Há, entretanto, três tipos de atividades que todos os clubes devem implementar: desenvolvimento profissional, desenvolvimento de liderança e projetos de prestação de serviços. Atividades nessas três áreas asseguram um programa equilibrado, bem como oportunidades para o desenvolvimento pessoal de cada sócio.

Desenvolvimento Profissional
As atividades do clube relacionadas a desenvolvimento profissional devem ampliar o entendimento dos sócios acerca do mercado de trabalho e das oportunidades profissionais na comunidade. Devem destacar o papel do rotaractiano no desenvolvimento econômico da comunidade e ilustrar como as técnicas desenvolvidas através de projetos de prestação de serviços podem ajudar a resolver problemas no local de trabalho. Cada Rotaract Club deve oferecer aos sócios oportunidades para desenvolvimento profissional através de seminários e conferências sobre tópicos como os seguintes:
- carreiras profissionais
- atualidades tecnológicas no mundo dos negócios
- administração e marketing
- ética profissional
- finanças e opções de crédito para o estabelecimento de empresas.

Os rotarianos patrocinadores podem contribuir para o desenvolvimento profissional dos rotaractianos oferecendo conselhos práticos sobre como ingressar no mercado de trabalho e superar possíveis desafios. As atividades de desenvolvimento profissional do Rotaract Club podem ser implementadas em conjunto com o Rotary Club patrocinador, para que os rotaractianos possam interagir com os rotarianos.

Desenvolvimento de Liderança
As atividades de desenvolvimento de liderança visam ensinar os sócios a tornarem-se melhores líderes em sua vida pessoal, bem como ajudá-los a desenvolver clubes ativos, com projetos relevantes de prestação de serviços. Alguns tópicos importantes no treinamento de líderes são:
- técnicas de oratória
- técnicas de promoção do Rotaract junto a sócios potenciais
- estabelecimento de consenso entre os sócios
- delegação de responsabilidades quanto a projetos e acompanhamento
- oportunidades de promoção dos projetos
- recursos financeiros para o clube
- avaliação do sucesso do clube

Projetos de Prestação de Serviços
"Dar de Si Antes de Pensar em Si" é o princípio-guia do Rotary. Os projetos de prestação de serviços do Rotaract devem ter como objetivo uma melhor qualidade de vida para os membros da comunidade local e mundial. Tais projetos costumam procurar soluções para problemas cruciais da atualidade, tais como violência, uso de drogas, Aids, fome, destruição do meio ambiente e analfabetismo. Cada Rotaract Club deve implementar pelo menos dois grandes projetos de prestação de serviços anualmente - um em prol da comunidade local e outro de promoção da compreensão internacional. Cada projeto deve envolver todos ou a maioria dos sócios. O artigo VII dos "Estatutos Prescritos para o Rotaract Club" explicam as atividades dos Rotaract Clubs e as diretrizes dos projetos.

Por Que É Importante Organizar um Rotaract Club?
Os jovens de hoje serão os pais, profissionais e líderes comunitários de amanhã. Com a ajuda de programas como o Rotaract, eles podem desenvolver as habilidades necessárias para tornar-se membros responsáveis e produtivos da sociedade. Os Rotary Clubs devem participar da construção do futuro ajudando as novas gerações a explorar seus talentos, desenvolver novas habilidades e preparar-se par os desafios do amanhã. O Rotaract pode ajudar os jovens a preparar-se para o futuro.

 

 

 

Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri